Agrobusiness será debatido nos Seminários Técnicos do dia 29 de março

Gestores municipais que desejam saber mais sobre o chamado agrobusiness, que é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária do ponto de vista econômico, no aspecto local, não podem perder os Seminários Técnicos da área de Desenvolvimento Rural marcado para o dia 29 de março. Com o tema Impactos do Agro na arrecadação tributária municipal – desafios e oportunidades para os gestores, o evento on-line está com inscrições abertas.

Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com objetivo de debater a agropecuária nacional, consolidada como importante motor da economia e responsável por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e pelo equilíbrio da balança comercial brasileira. O valor bruto da produção agropecuária em 2021 somou R$ 1,12 trilhão, gerando um efeito positivo na renda das famílias e comércio.

Diante desses números, a Confederação apresentará estratégias de planejamento para a retomada da economia, a partir da produção rural. Tais orientações podem ser aplicadas para nortear ações voltadas ao fortalecimento da atividade. Com previsão de abertura às 9h e término às 16h30, o evento contará com a participação de técnicos e especialistas da CNM e representantes do governo, como o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), Márcio Cândido.

Programação
A nova identificação dos agricultores familiares, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), também será abordado durante a programação. Outros aspectos importantes também podem ser conferidos, dois quais se destacam: o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), o Plano Safra agrícola-pecuário (2021/2022), a importância de fomentar o Turismo Rural e a Agroindustrialização (SIM, Selo Arte).

Os participantes vão poder sanar dúvidas sobre políticas públicas de fomento aos produtores rurais e exigências do Mapa para convênios e contratos de repasse, além de dicas para credenciar o Ente municipal de modo a emitir o CAF. Certificado que é porta de entrada para as políticas públicas de apoio e incentivo à produção agrícola familiar.

Os interessados devem promover inscrição, quanto antes, pois as vagas são limitadas!

Da Agência CNM de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here