Associação dos Municípios de Roraima - (AMR)

AMR FRENTE
– Congregar os Municípios;

– Promover estudos e pesquisas que objetivem o desenvolvimento municipalista;
– Promover estudos e pesquisas para o desenvolvimento municipal, integrando ações municipalistas;
– Promover o aperfeiçoamento da Administração Municipal, através de assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa;

– Estimular a colaboração mais estreita entre as municipalidades e as Administrações Federais e outros órgãos de assistência aos Municípios;
– Manter serviços de consulta e assistência jurídica e administrativa;
– Elaborar, aprovar e acompanhar a execução e implantação de planos, programas e projetos;
– Promover congressos, simpósios, seminários;
– Estudar e sugerir a adotação de normas legais com o objetivo de direcionar o funcionamento das Administrações Municipais;

A Associação dos Municípios de Roraima – AMR é a consolidação de um grande projeto municipalista. Fundada em 03 de março de 1997, a AMR surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.

A ata de criação registrada nos cartórios de registro civil,  assinada por todos os prefeitos dos municípios associados, que se uniram em torno do projeto, idealizado pelas principais lideranças municipais da época.

Com apenas colaboradores, a primeira sede da AMR foi inaugurada em 1997 no Edifício cedido pelo governo do estado a época, localizado no centro da cidade de Boa Vista, onde funcionou até 1998, quando a entidade foi instalada no atual prédio, na R. Uraricoera, 995 – São Vicente.

A entidade foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.

O primeiro presidente da AMR foi o então prefeito de Pacaraima, Hipérion de Oliveira Silva (1997/1998).

Como primeiro colaborador, o senhor Henrique Lopes que acabou tornando-se diretor executivo até o atual momento.

Ex-presidentes:

  • Hipérion de Oliveira (1997/1998), de Pacaraima – RR.
  • Ecildon Filho (2001/2002), de Mucajaí – RR.
  • Alfredo Gadelha (2003/2004), de Bonfim – RR.
  • Antônio reis (2005/2008), de Caracaraí – RR.
  • Viru Oscar (2009/2012), de Alto Alegre – RR.
  • Moacir Mota (2013/2016), de Amajari – RR.
  • James Batista (2017/2017), de São Luiz – RR.
  • Pedro Henrique (2017/2020), de Alto Alegre – RR.

Atual Presidente:

  • Joner Chagas(2021/2024), de Bonfim – RR.

Atuação – A AMR atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a AMR ainda conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos.

A prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da AMR, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, jurídica, contábil, de engenharia, entre outros.

Aconteceu em Roraima

Últimas Notícias